Tudo pelo ambiente

As nossas ações comprovam-se através da qualidade das nossas rolhas, das parcerias que construímos, dos números que apresentamos e da nossa contribuição para um mundo cada vez mais verde.

Um estudo recente levado a cabo pela consultora KPMG, conclui que a pegada de carbono de todas as rolhas M.A.SILVA analisadas – NATURAIS, ESPUMANTE e MICROAGLOMERADO – é negativa.

A informação que suporta o cálculo da pegada (dados de consumo, produção e transporte) refere-se ao ano de 2020. A definição do âmbito foi realizada de acordo com o Padrão de Contabilização e Relatórios do Ciclo de Vida do Produto do Protocolo GHG. A análise foi conduzida a partir de uma perspectiva Cradle-to-Gate, o que significa que considera as etapas do ciclo de vida desde a extração da matéria-prima até os portões da fábrica M.A.SILVA, excluindo o transporte até o cliente ou distribuidor, o uso do produto e a disposição final.

As conclusões têm em conta as emissões M.A.SILVA nas diferentes etapas do processo de produção das rolhas, e a retenção de CO2, para a qual a M.A.SILVA contribui, no montado de sobro. As análises tiveram em consideração todas as etapas do processo de produção, desde a extração, tratamento, produção, acabamento, até cradle-to-gate e expedição. Junta-se assim, aos já conhecidos benefícios da utilização das rolhas nos vinhos, o facto da pegada de carbono negativa das nossas rolhas contribuir para a redução da pegada de carbono dos nossos clientes.

Os enólogos, vitivinicultores e especialistas na área do vinho têm agora mais motivos do que nunca, para escolher as rolhas M.A.SILVA.

Descarregue a brochura

Modelo de Cálculo

Contabilização do sequestro de carbono

MONTADO

Contabilização do sequestro de carbono resultante do montado
Emissões resultantes do uso de transporte

TRANSPORTE

Emissões resultantes do uso de transportes movidos a combustão
Emissões resultantes da utilização de energia

ENERGIA

Emissões resultantes da utilização de energia nos centros de produção
Emissões resultantes da produção e transporte

MATERIAIS

Emissões resultantes da produção e transporte de materiais químicos

Pegada de Carbono Negativa

O que representa a nossa marca no mundo

A pegada de carbono é uma medida que expressa, em toneladas de CO2 ou CO2 equivalente, o total de emissões causadas por uma pessoa, evento, produto ou empresa. O cálculo da KPMG sobre a pegada de carbono das nossas rolhas, realizado através da ferramenta Footprint Expert, representa o CO2 equivalente, ou seja, vários gases de efeito estufa, incluindo o metano e óxido nitroso. O facto de as nossas rolhas apresentarem uma pegada de carbono negativa, significa que estamos a contribuir positivamente para um planeta mais sustentável.

Descarregue a brochura

Conscientes da responsabilidade que temos junto do ambiente, continuamos juntos com a certeza de que quanto mais produzimos, mais entregamos à maior casa do mundo, aquela que nos acolhe a todos.