SUSTENTABILIDADE
  • the natural choice
  • the cork forest
Na medida em que a industria vinícola aumenta o seu compromisso com as práticas sustentáveis na produção e marketing de vinhos, a cortiça surge como um parceiro natural neste compromisso.
A cortiça é um produto sustentável, natural e reciclável.
FLORESTAS DE CORTIÇA
A tiradia da cortiça é feita manualmente com ferramentas tradicionais, minimizando o impacto ambiental e melhorando a saúde da árvore. Como testamento do sucesso dos nossos métodos, não só estão as florestas de cortiça a prosperar, mas o total de área agrícola com sobreiros expande-se de ano para ano.
As florestas de sobreiro contribuem para a retenção do CO2 da atmosfera – sequestro de carbono - diminuindo o CO2 que é um dos gases que contribui para o efeito estufa. As florestas de cortiça em Portugal são diversificadas, habitats saudáveis e suportam uma grande variedade de plantas e animais, incluído espécies em vias de extinção como o lince ibérico.

A cortiça é processada em Portugal nas instalações da MASilva3, no coração da floresta Alentejana, onde cresce, minimizando o transporte e respetiva pegada de carbono. A água usada nas instalações para cozedura da cortiça é reciclada e filtrada, e os nossos processos patenteados de limpeza e esterilização não envolvem nunca cloro ou álcool. Uma das nossas responsabilidades fundamentais é de promover ativamente as práticas de florestação responsáveis por toda a região sul de Portugal. Os distritos do Alentejo e Algarve oferecem uma quase perfeita combinação de clima e solo. Nesta região, crescem mais sobreiros do que outra região do planeta, produzindo mais de 50% da cortiça mundial.
DID YOU KNOW?
Em 2015 foram realizadas 25.000 análises de TCA por GCMS.
A MASilva possui instalações de produção em 7 países.
Em 2015 a MASilva teve um crescimento de 12%.